1º Festival do Mel
Na Comunidade Aoniken, RS 020, 22.358, Morungava, Gravataí/RS
Domingo, 12 de nov
Horário: 9h às 17h Veja o mapa: aqui
ONG Pachamama realiza o ‘1º Festival do Mel: Somos Colmeia’ em Morungava
O I Festival do Mel: Somos colmeia, acontecerá no dia 12 de novembro de 2023, das 9h às 17h, na Comunidade Aoniken em Morungava, Gravataí/RS (RS 020, Nº 22.358, Parada 103).
ā
No release enviado aos órgãos de divulgação, está claro este propósito:
“Esse é um Festival para proteger e celebrar a vida! Juntos, vamos fortalecer o vínculo de cuidado e carinho com as abelhas, reconhecendo sua imensa importância à humanidade. É também momento de voltar a ser colmeia, e viver a vida comunitária tecendo o vínculo de amor e consciência à Pachamama”, destaca a presidenta da ONG, Trinidad Aguilar. Segundo ela, a ideia surgiu como uma extensão das ações que já acontecem nas Comunidades Campesinas do Movimento Nación Pachamama, “e busca expandir esse cuidado, sensibilizando mais pessoas para que compreendam a importância da preservação desse seres que garantem a manutenção do ciclo da vida em que todos os reinos de Pachamama se beneficiam”.
ā
Mais oásis, menos desertos!
ā
Em meio a grande crise climática mundial, criar oásis para que as abelhas encontrem um ambiente saudável para sua reprodução e manutenção é essencial. Garantir que nossas grandes aliadas encontrem condições para sobreviver é cultivar um horizonte repleto de esperança para todos nós. E é essa a proposta do Festival, conscientizar crianças e adultos sobre a necessidade de proteção das abelhas e da vida.
ā
O Festival terá atividades lúdicas para as crianças, música, palestras, colheita de mel, brechó, feira orgânica, venda de produtos da comunidade como mel, licores, tinturas e pão de mel, além do plantio de flores mielíferas e almoço comuneiro.
ā
Já estão confirmadas as participações do músico Zé Martins (El Pampa Rosendo Mendizabal), do Grupo Unamérica, uma oficina com o muralista DS Lima e nas brincadeiras teremos Scheila Meira (Tamaya Obelar), campeã brasileira de bumerangue.
ā
Durante o Festival, os visitantes vão poder mergulhar na cultura da apicultura, com palestras com os mestres meleiros Moncho Aguilar e Isaac Obelar que vão fazer demonstrações ao vivo de colmeias, técnicas de coleta de mel e dar a conhecer mais sobre a importância das abelhas na polinização de culturas locais. As palestras também vão abordar a importância da conservação ambiental e da harmonia com a Terra, com a Pachamama. Os presentes terão oportunidade de participar de um momento ritual de reconexão com estes seres tão especiais.
ā
Além disso, a parte mais doce do festival será a degustação do mel local e de amostras de mel de outras comunidades da Nación Pachamama, como o mel da Comunidade que fica na Argentina, Casamama Pawcar, região conhecida por produzir o quarto melhor mel do mundo e também da Comunidade Santuário Nhanderu-etê que fica no Paraná. Também haverá a possibilidade dos interessados adotarem caixas de abelhas em qualquer uma de nossas comunidades. Campanha que está aberta por meio deste site também.
ā
O Festival não irá só agradar o paladar, mas também nutrir as mentes e os corações das pessoas, promovendo uma maior conexão com a natureza e a valorização da riqueza que a Pachamama oferece. É um lembrete de que, por meio do respeito e da harmonia com a Terra, podemos continuar a desfrutar das delícias do mel e da prosperidade que ela nos oferece. Este Primeiro Festival do Mel certamente deixará uma doce impressão e a promessa de futuros eventos que celebrarão a ligação especial entre as abelhas, a natureza e a comunidade.
ā
ā
Una-se a essa Colmeia e doe!
Programação
ā
9h às 10h - Bem-vinda e acolhimento.
10h - Abertura carinhosa: Somos colmeia: I Festival do Mel
11h - Palestras e conversa: A vida secreta das abelhas! com Moncho Aguilar e Isaac Obelar (Apicultores de Nación Pachamama)
11h - Brincadeiras, jogos e trilhas com as crianças.
13h - DULCIFICAR. Benção do Mel e Almoço familheiro
15h - CineAbelha para crianças.
15h - Apresentações artísticas
17h30 - Encerramento
10h às 17h - Atividades Simultâneas:
Feira e Brechó, pintura de Mural, adoção de colmeias,
Em caso de chuva, o festival será dentro do salão de Aoniken.
Gracias aos nossos apoiadores!
Padaria Fleck